sexta-feira, 18 de março de 2011

Repelente natural e caseiro

Estar junto da natureza dentro de uma mata ou tomar banho de cachoeira são atividades  que nos relaxam e nos proporcianam um bem estar.  Mas infelizmente nesses lugares existem moradores que nos incomodam e muito! são os famosos "borrachudos" e "muriçocas" como são popularmente chamados os mosquitos que habitam florestas e matas de galeria próximas a cursos d'água.
Por causa deles, antes de sair para observar a natureza é sempre bom se prevenir e levar na mochila um bom repelente de insetos. O problema é que a maioria das marcas disponiveis no mercado são caras e apresentam perfumes muito fortes ao olfato dos outros animais que sentem o cheiro à distancia e fogem de nossas vistas.
Pensando nisso, a equipe do Tôaki na trilha resouveu passar umar receita simples, barata e eficaz de um  repelente caseiro e natural que já está sendo usado em algumas localidades do Brasil para afastar o aedes aegypti , o mosquito da dengue.  Essa receita foi enviada por email pela Sandra Souza da ONG IDESUFRAN de Franca que sempre está contribuindo com dicas interessantes!

Os ingredientes são simples:
1/2 litro de álcool;
1 pacote de cravo da Índia (10 gr); 
1 vidro de óleo corporal "óleo vegetal"(100ml)
PREPARO:
Deixe o cravo curtindo no álcool uns 4 dias agitando, cedo e à tarde;
Depois coe e misture o óleo corporal (pode ser de amêndoas, camomila,  erva-doce, aloe vera). Cocoque em um vidro comum ou de spray.
Passe nos braços e pernas e o mosquito foge de você, eu fiz o teste e realmente funciona!
O cravo também espanta formigas da cozinha e dos eletrônicos, espanta as pulgas dos animais.
O repelente também evita que o mosquito da dengue sugue o sangue, assim, ele não consegue maturar os ovos e atrapalha a postura, com isso vai diminuindo a proliferação. 
Ods: Por ser um produto feito com ingredientes naturais, não agride o meio ambiente, não faz mal a sua pele e o perfume não afugenta os animais maiores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário