segunda-feira, 21 de março de 2011

Campanha da Fraternidade 2011 - Plantio de árvores

A Campanha da fraternidade de 2011 organizada pela CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil tráz um tema muito discutido nos ultimos tempos; A preservação do planeta terra!  Com o lema " A criação geme em dores de parto" , a campanha quer mostrar o que o homem vem fazendo com a natureza e as consequências que está sofrendo, enchentes, tornados, secas e tsunamis. O cartaz da campanha foi muito comentado após seu lançamento.
O cartaz possui dois planos. Ao fundo observa-se uma fábrica que solta fumaça, poluindo e degradando o ambiente, deixando o céu plúmbeo, intoxicado e acinzentado.
A figura do rio com a água escurecida e suja representa também a parte natural sendo devastada, influenciando no aparecimento das enchentes e no aumento do nível do mar, ações estas provocadas pelo ato errado do homem.
Em contraste a isso, vemos em primeiro plano uma mureta, onde em meio à devastação ainda existe vida. Nela, um pequeno broto e um cipreste (hera), com suas raízes incrustadas, criando um microecossistema, ainda insistem em viver mesmo diante de um cenário áspero. Sendo, portanto, referência ao lema: “A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22).
Apesar de todo o sofrimento que a criação enfrenta ao longo dos tempos, de todos os seus ‘gritos de dor’ – a vida rompe barreiras e nos mostra que ainda existe esperança, representada pela borboleta, que mesmo com uma vida curta, cumpre o seu importante papel no ciclo natural do planeta.
 Video da campanha

O JUSC, Jovens Unidos da Santa Cruz , está organizando uma ação dividida em duas etapas  onde serão plantadas 1000 árvores nativas para recompor um trecho de mata ciliar em uma propriedade rural do Municipio de Ribeião Corrente. A área escolhida está bem degradada e com sinais de erosão e açoriamento do rio mas  através de um platio planejado e com manejo adequado é possivel resolver esse problema. As mudas foram doadas pelo Departamento Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Ribeirão Corrente e foram produzidas em um viveiro da Prefeitura Municipal. Ainda não foi definido uma data específica para o inicio da ação mas segundo os organizadores, o plantio será feito ainda durante a quaresma. Mesmo sem uma data definida, quem  tiver interessado em participar desta ação pode entrar em contato diretamente com o JUSC ou mandando um e-mail aqui para o nosso blog no toakinatrilha@gmail.com . O JUSC conta hoje com mais de 50 jovens da comunidade e todos estão mobilizados nesta causa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário