segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Incêndio no Paqure Estadual Furnas do Bom Jesus

É sempre bom falar aqui no Toaki na trilha sobre os Parques e unidades de conservação mas infelizmente essa postagem tráz uma noticia um tanto quanto ruim para todos que preservam a natureza.
Um incêndio que aconteceu na última quinta feira 29/09 , destruiu boa parte do Parque Estadual Furnas do Bom Jesus, no município de Pedregulho como mostram estas fotos tiradas pela equipe do jornal  Comércio da Franca.

"Segundo a gestora do Parque,  Norma Pinzan que também é responsável pela conservação da Fazenda Chapadão área que foi atingida pelo incendio o vento, aliado à vegetação seca devido à falta de chuva, fez com que o fogo se alastrasse rapidamente. 
Caminhões tanques, pulverizadores e abafadores foram usados na luta contra o fogo. Aceiros foram abertos para impedir a propagação do incêndio, mas como a região é formada por serras com desníveis e paredões , os combatentes encontraram obstáculos naturais que impediram o desbaste dos terrenos.

Homens do Corpo de Bombeiros, da Polícia Ambiental, da Fundação Florestal de Ribeirão Preto, do Parque das Furnas do Bom Jesus, dois funcionários da Prefeitura de Pedregulho e  voluntários participaram do combate às chamas".
(trecho tirado do site portal gcn) 



A equipe de reportagem da EPTV Ribeirão esteve no Parque e acompanhou de perto o trabalho de controle do fogo :
Baixe o Adobe Flash Player

A luta pela preservação!
O corpo de bombeiros e equipes de brigada de incêndio fazem um papel excepcional que garante a sobrevivencia dos animais e plantas que ali vivem. No brasil, todos os anos almentam o numero de focos de incêndio , alguns provocados acidentalmente por uma bituca de cigarro atira pela janela de um carro e outros de origem criminosa por produtores rurais confrontantes com as áreas de preservação.
A vegetação do cerrado é naturalmente preparada para aguentar longos períodos de estiagem e também desenvolveram uma armadura contra o fogo, com uma casca grossa e um sistema que garante um bom isolante térmico, fazem com que essa árvores resistam bem a passagem do fogo, o problema é que esses incêndios estão cada vez mais frequentes e exemplares de  médio e grande porte estão morrendo todos os anos comprometendo o futuro do cerrado brasileiro.
Além das árvores, quem também sofre com o fogo são os animais, em um incêndio como esse do Chapadão, com certeza muitos filhotes de aves que estavam em ninhos morreram nas chamas assim como alguns répteis e mamíferos que não tiveram a sorte de escapar. Confira uma reportagem do Jornal Hoje falando sobre como os animais estão sofrendo com as queimadas! :




Nenhum comentário:

Postar um comentário