segunda-feira, 14 de março de 2011

Conheça as belezas da Serra da Canastra

A serra da Canastra é uma cadeia montanhosa localizada no centro-sul do estado de Minas Gerais, nas proximidades dos municípios de Delfinópolis, Sacramento e São Roque de Minas.
Está a cerca de 310 quilômetros de distância da capital mineira, Belo Horizonte e a cerca de 350 km de São Paulo.
Serra da Canastra
Na intenção de proteger esse património, foi
criado em 3/4/1972 pelo Decreto Federal 70.355 o Parque Nacional da Serra da Canatra. Possui clima tropical,subquente úmido; O Rio São Francisco percorre 14 Km até formar a cachoeira Casca D'anta, com 3 quedas e cachoeiras de 200 metros de altitude;
Casca d'anta

O ponto mais alto deste parque tem 1.496 metros de altitude;
A vegetação é  predominante do cerrado do Brasil Central e 
 Campos Limpos;
Na flora há a representação da lixeira, pequi e pau-de-colher entre tantas outras;
Pequi
 Na fauna aparecem espécies ameaçadas de extinção como o tatu-canastra, tamanduá-bandeira e o lobo-guará; Outros mamíferos estão na região como o cachorro-do-mato, veado-catingueiro, bugio, macaco-prego e guaxinim;
      As aves são representadas pela ema, martim-pescador, tucano-açu, curió e canário-da-terra.
Tamanduá bandeira

O Parque Nacional da Serra da Canastra é um dos mais importantes parques nacionais brasileiros,
Aqui se encontra a nascente do rio São Francisco.
Nascente do Rio São Francisco

Previsto com uma área inicial de 200.000 hectares o Parque Nacional só se efetivou em uma área de 71.525 ha e isto até hoje é causa de muito conflito na região, devido à intenção do IBAMA de desapropriar o restante da área originalmente prevista.
Entrada do Parque
  

















Google mapas - Serra da Canastra

            como chegar :
Atrações do Parque Nacional
Cachoeira Casca D’Anta parte baixa
O acesso à parte de baixa pode ser feito de carro, pela portaria 4 do Parque Nacional, logo depois de São José do Barreiro, um pequeno povoado, parada obrigatória dos aventureiros. Seguindo uma trilha no meio da mata ciliar, chega-se ao maior espetáculo natural de rara beleza. A grande cortina d’água, o paredão verde da serra, os sons, o rio salpicado de pedras, somando a fauna e flora sem igual, ficam para sempre na memória.
Cachoeira Casca D’Anta parte alta
Pela portaria 1 do parque chega-se de carro até bem próximo do cânion que o rio São Francisco forma antes da queda. São piscinas naturais de água fria e cristalina, nem todas acessíveis, formando uma seqüência de cachoeiras. Mais adiante há o mirante de onde se vê parte da queda principal, o lago negro embaixo e o curso do rio até a primeira curva rumo ao Nordeste. São mais de 300 metros de altura oferecendo um macro visual panorâmico da região.
Nascente do Rio São Francisco:
O acesso a nascente se dá pela portaria 1 do parque e fica num lindo vale a 1300 metros de altitude. A placa de pedra marca o lugar onde o “Velho Chico” inicia o percurso de quase 3 mil Km quilômetros até o litoral do Nordeste. Para chegar até a estátua de São Francisco é preciso percorrer uma trilha de pedras colocada sobre o atoleiro, pois a nascente é formada por dois pequenos córregos que surgem no meio de um charco.
Centro de Visitantes:
Na portaria 1 do Parque Nacional, o Centro de Visitantes possui auditório, biblioteca, exposição de fotos, rochas e outros materiais com informações gerais sobre o lugar. O monitor do Ibama também informa sobre as normas de visitação.
Visite também:
Cachoeira do Jota, Cachoeira dos Rolinhos, Curral de Pedras e Garagem de Pedras

Nenhum comentário:

Postar um comentário